Novo Audi A3 Sportback é atração no 27º Salão do Automóvel de São Paulo

O Novo Audi A3 Sportback é destaque no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2012. O veículo compacto de cinco portas, com amplo espaço no compartimento de bagagem, teve o peso reduzido graças à tecnologia Ultra de construção leve.

SÃO PAULO [ ABN NEWS ] — O novo Audi A3 Sportback é mais longo e espaçoso. Enquanto o comprimento (4.310 mm), largura (1.780 mm) e altura (1.425 mm) são apenas um pouco maiores do que no modelo anterior, a distância entre-eixos agora mede 2.636 mm – um aumento de 58 milímetros. Em relação à versão de três portas, o Sportback tem 35 milímetros a mais de entre-eixos.

Na parte da frente, o elemento de destaque é a grade single-frame com cantos angulosos, além dos faróis estreitos de xênon plus, com luzes diurnas em LED (oferecidos como opcional), que podem ser do tipo adaptativos (que acompanham o traçado das curvas). Grandes entradas de ar na dianteira indicam a motorização poderosa.

O perfil é definido pela linha de cintura, também conhecida por “linha Tornado”, que acompanha as janelas, e pelas superfícies curvas e rodas de maior diâmetro. Os retrovisores embutidos nas portas seguem o padrão dos veículos de competição e o discreto spoiler de teto sublinha o caráter esportivo do A3 Sportback.

Na traseira, luzes bipartidas, disponíveis opcionalmente com tecnologia LED, em combinação com os faróis de xênon plus, asseguram um aspecto mais dinâmico ao modelo. A luz de freio adaptativa, que pulsa em alta frequência durante uma frenagem mais intensa, é standard. Dependendo do motor, o sistema de escape termina em uma ou duas saídas do lado esquerdo do carro.

Os motores são eficientes e os sistemas de informação e assistência ao motorista elevam o padrão no segmento dos compactos premium.

A Audi oferece 13 opções de cores para o Novo A3 Sportback – três acabamentos sólidos, oito metálicos e dois com efeito perolizado. Os clientes podem ainda optar pelo pacote alto brilho, com frisos decorativos nas janelas, ou pacotes esportivos S line.

Audi ultra

A tecnologia de construção de baixo peso da montadora, Audi ultra, já está sendo aplicada no Novo Audi A3 Sportback, deixando o modelo 90 quilos mais leve do que a versão anterior. Equipado com motor 1.4 TFSI, o hatch pesa apenas 1.205 kg. O perfil de célula de aço do modelo combina baixo peso com elevada rigidez. O tipo de material utilizado em cada parte é determinado em função das características desejadas. Componentes da célula dos ocupantes do carro são feitos em aço forjado a quente, o que torna a estrutura resistente e leve, ao mesmo tempo, com economia de 37 kg no peso do carro. A tampa do motor, os para-lamas, a parte de trás dos para-choques e a subestrutura do eixo dianteiro são feitos em alumínio – juntos, economizam cerca de 12 kg e melhoram a distribuição de peso no conjunto.

Além da carroceria, que não produz nenhum ruído, o para-brisa recebeu isolamento acústico para reduzir ainda mais os níveis de som no interior. Graças a ajustes detalhados, inclusive no compartimento do motor e na parte inferior da carroceria, o coeficiente de arrasto é de apenas 0,30.

Interior

O interior do novo Audi A3 Sportback é marcado pela concepção elegante e clean. Um longo arco, que corre abaixo do para-brisa, segue o estilo dos modelos maiores da marca. O painel cativa logo à primeira vista, pela disposição clara dos instrumentos – com fácil leitura- e ergonomia. O console central, que é ligeiramente inclinado em direção ao motorista, destaca a funcionalidade e acessibilidade aos comandos.

A unidade de comando central (MMI Navigation Plus com MMI Touch), localizada no túnel central, possui painel de controle táctil integrado e botão de pressão e rotativo para acesso mais intuitivo às funções disponíveis. Este sistema oferece ao motoristac uma maneira inteligente de controlar as funções de navegação e do telefone, além de permitir “escrever” letras ou números com um simples toque e movimento do dedo. A tela colorida de sete polegadas, que se eleva eletricamente, apresenta todas as informações com uma nova disposição e de maneira clara.

Um botão para o freio de estacionamento eletromecânico substitui a alavanca de mão – outra solução proveniente dos modelos maiores da marca. O volante, que dependendo da versão pode ter três ou quatro raios, tem base achatada, teclas multifuncionais e shift-paddles.

Os bancos dianteiros foram recentemente desenvolvidos para oferecer excelente apoio e conforto aos ocupantes. Bancos esportivos em couro macio são oferecidos como opcional (sendo de série na versão Ambition).

Graças ao entre-eixos 58 milímetros maior, o Novo A3 Sportback oferece amplo espaço no assento traseiro e fácil acesso para três adultos, com mais espaço para as pernas e maior distância da cabeça ao teto do que a versão anterior.

No interior do modelo há acabamento em alumínio Mistral ou inserções em 3D “Optic” opcionais (standard na versão Ambiente). Este último fabricado por meio de um processo complexo para produzir uma aparência semelhante a um vidro com intensa profundidade.

Quatro grandes entradas de ar, com design de turbina, conferem ainda mais classe ao veículo. A forma como distribuem o ar pode variar de um jato mais forte até um fluxo mais uniforme e difuso, com vários níveis de intensidade. O ar-condicionado automático é opcional e vem com painel preto. Controles com acabamento em alumínio e pacote de luzes com LED (de série na versão Ambiente) também são opcionais.

A montadora oferece diversidade nas opções de cores e acabamentos internos. Na versão Attraction, o interior é preto ou cinza titânio; já a versão esportiva Ambition é toda em preto ou preto com prata, azul ou amarelo nos elementos contrastantes. A opção de design com duas cores (com laranja Capri), uma sugestão exclusiva dos designers da montadora, garante acesso a um universo mais jovial. As cores bege Pashmina e castanho estão disponíveis para os materiais mais luxuosos da versão Ambiente.

Bancos de tecido são padrão nas linhas Attraction e Ambition; a versão Ambiente vem com revestimento de bancos que mistura tecido e couro sintético. Entre os opcionais, couro Milano ou uma combinação de couro Pearl Nappa e Alcantara. O pacote esportivo S line, disponível para a versão Ambition, imerge o interior do modelo completamente em preto. Os bancos esportivos são recobertos com uma combinação de tecido Biathlon e couro e as costuras em prata. Os detalhes são em alumínio escovado fosco ou em 3D preto de alto-brilho. A alavanca de câmbio em couro perfurado acompanha o estilo do volante, também recoberto em couro.

O compartimento de bagagem oferece 380 litros de capacidade na configuração básica e 1.220 litros com os bancos rebaixados. O piso do porta-malas pode ser colocado em dois níveis – detalhe para os suportes demarcados com pequenas lâmpadas de LED. O banco traseiro pode ser rebatido a 40:60, aumentando assim o espaço para bagagem, ou totalmente abaixado.

Como opcional, um teto solar panorâmico de vidro, que pode ser levantado ou aberto, permitindo que o habitáculo se encha de luz.

Motorização

A Audi oferece tecnologias múltiplas de eficiência na motorização do Novo Audi A3 Sportback: injeção direta de combustível, turbo, gestão térmica e sistema star-stop. Graças às inovações, o consumo foi reduzido em média, cerca de 10% em comparação à versão anterior. A montadora traz, inicialmente, três opções de motorização: uma a diesel TDI e duas a gasolina TFSI. Outros dois propulsores a diesel e mais um a gasolina deverão ser lançados depois.

O novo motor 1.4 TFSI, que agora também possui bloco de alumínio, pesa apenas 107 kg – 21 a menos que seu antecessor. A unidade produz 122 cv de potência e 200 Nm de torque máximo, acelerando o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 9,3 segundos – com velocidade máxima de 203 km/h. O consumo de combustível combinado é de 18,86 km/litro, o que corresponde a 123 gramas de CO2/km.

Já o novo motor 1.8 TFSI a gasolina – que combina injeção direta FSI com injeção indireta multiponto; além do sistema Audi Valvelift, que varia a elevação das válvulas – produz 180 cv de potência e 250 Nm de torque. O coletor de escape está integrado à cabeça dos cilindros – uma solução semelhante utilizado no motor 1.4. Equipado com transmissão S tronic e tração dianteira, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e tem velocidade máxima de 232 km/h. O consumo médio é de 17,85 km/litro, correspondente a 130 gramas de CO2 por km.

A Audi pretende expandir rapidamente a gama de motores para o Audi A3 Sportback, o que inclui um modelo S de alta eficiência e baixas emissões, além da opção de um motor a gás, com estreia em 2013, e um veículo híbrido e-tron, em 2014.

Transmissão

O Audi A3 Sportback virá para o Brasil equipado com câmbio S tronic de sete velocidades com dupla embreagem, extremamente rápida e com engates precisos e quase imperceptíveis. O motorista pode operar o câmbio S tronic por meio de alavanca ou shift-paddles no volante. Quando combinado com o Audi Drive Select (de série na versão Ambition), o veículo pode ser operado no modo Eficiência, que permite redução de consumo de combustível. Neste caso, o modo de “roda livre” da caixa S tronic também é ativado, o que significa que a embreagem é automaticamente liberada quando o condutor levanta o pé do pedal de acelerador, poupando, assim, combustível.

Chassis

No chassis do novo Audi A 3 Sportback, o eixo dianteiro foi deslocado 40 milímetros para a frente, em comparação com o modelo anterior. Todos os motores são instalados com inclinação de 12 graus, com a extremidade voltada para o escape – conceito da plataforma modular transversal (MQB).
Na dianteira, suspensão McPherson com braço inferior triangular acoplado em sub chassis de alumínio. A suspensão traseira four-link trabalha com as forças longitudinais e transversais de forma independente, com molas e amortecedores montados separadamente.

A direção assistida eletromecânica é sensível e trabalha de maneira integrada com os sistemas de assistência, incluindo o Audi Active Lane Assist e o assistente de estacionamento. Dependendo do acabamento, o modelo vem equipado com rodas de 16 ou 17 polegadas, com a opção de rodas de 18 polegadas ou mais, com design atrativo. O poderoso sistema de frenagem inclui discos ventilados na dianteira e o controle eletrônico de estabilidade limita o deslizamento em curvas.

Quando equipado com Audi Drive Select, o motorista decide o modo de condução e características do acelerador, direção assistida e câmbio S tronic apertando um botão e optando pelo modo Conforto, Auto, Dinâmico, Individual ou Eficiência.

Interatividade

O Audi A3 Sportback apresenta uma inovação pioneira nos sistemas eletrônicos de comunicação: a plataforma modular de informação (MIB), conceito que permite ciclos muito rápidos de informação. O computador central do novo MMI (Multi Media Interface) inclui a placa MMX (Multi Media Extension), com um rápido processador de gráficos da líder de mercado Nvidia. O chip, que gera imagens complexas em 3D, é utilizado em todos os sistemas – online, de controle de voz, mídia, navegação e funções de telefone.

O monitor de alta resolução de 5.8 ou 7 polegadas, que emerge automaticamente do painel, tem 11 milímetros de espessura e carcaça leve em magnésio preto de alto brilho. Outros equipamentos são o Rádio MMI, com pacote opcional de conectividade – que inclui Audi Music Interface para integração de leitor móvel-, interface Bluetooth e preparação para o sistema de navegação.

A versão top MMI navigation plus com MMI touch oferece um centro de mídia com capacidade de armazenamento de 60 GB, DVD e comando de voz. O monitor de alta resolução de 7 polegadas exibe mapas detalhados com gráficos 3D, e celulares e players podem ser pareados com o MMI através da interface Bluetooth. Para completar, módulo para transmissão de áudio digital e Audi Phone Box para conectar facilmente o celular à antena do veículo.
O sistema de som Bang & Olufsen, com 705 watts, amplificador 5.1 e 14 alto-falantes, está disponível em conjunto com o Audi Sound System, cujos woofers dianteiros são iluminados com LED.

Audi Connect

Para conectar todos os sistemas do carro à Internet, a Audi desenvolveu o conceito Audi Connect, que utiliza o sistema de Bluetooth online do telefone do carro. Por meio do componente, o veículo é conectado à internet, transformando-se em um hotspot WLan, que permite aos passageiros surfarem livremente, enviarem emails e utilizarem até oito dispositivos móveis.

O Audi Connect também integra aplicativos de informação de redes sociais, como Facabook e Twitter, adaptados para o uso em veículos, convertendo texto em áudio e oferecendo a opção de indicar a posição atual do carro, se desejar, para manter os amigos informados.

Assistência ao motorista

O veículo oferece tecnologias avançadas de auxílio ao motorista, como o piloto de cruzeiro adaptativo, que a uma velocidade de até 150 km/h, mantém a distância definida do carro da frente por meio da atuação de um radar. Outro pacote permite a utilização do sistema até 200 km/h e, em combinação com o câmbio S tronic, o equipamento oferece a função Stop & Go, para baixas velocidades.

O Audi Side Assist monitora, com radar, a traseira do veículo e o Audi Active Lane auxilia o motorista a manter o carro na pista, corrigindo levemente a direção eletromecânica, se necessário. O sistema de câmeras também é usado para o reconhecimento de placas de trânsito, mostrando limites de velocidade e outros sinais. O sistema de informação ao motorista com recomendação de descanso também detecta quando o condutor está ficando cansado e emite um alerta.

Outras facilidades são o sistema de auxílio ao estacionamento, que no modelo top de linha, apresenta display de 360 graus com 12 sensores ultra-sônicos que detectam obstáculos ao redor do veículo. O equipamento assume a direção na hora de fazer a baliza, manobrando várias vezes, se necessário. O assistente pode ser complementado com uma câmera na traseira.

Outro destaque é o Audi Pre Sense Basic, que, em caso de derrapagem ou risco iminente, tensiona os cintos dianteiros eletricamente e fecha o teto solar e as janelas. Com função adicional integrado ao Controle de Cruzeiro Adaptativo, no caso da iminência de colisão com o veículo da frente, o sistema avisa o condutor em etapas e inicia a frenagem, se necessário. Em velocidades abaixo de 30 km/h e em caso de emergência, o sistema aplica frenagem total nos freios dianteiros.

Se uma colisão ocorre, um novo subsistema é ativado: o assistente de freio multicolisão, que garante que o veículo não continua rolando descontroladamente.

Versões e equipamentos

O Novo Audi A3 Sportback vem com um conjunto de itens de segurança generoso e de alto padrão, que inclui airbag para o joelho do condutor e airbags laterais na parte de trás. A lista completa de equipamentos de série inclui ar-condicionado e indicador de pressão dos pneus.

O sistema de informação ao condutor com display colorido é padrão na versão Ambition e Ambiente. A versão Ambition inclui ainda bancos esportivos, rodas de 17 polegadas e Audi Drive Select. A versão Ambiente incorpora controle de cruzeiro, pacote de luzes em LED e assistente de estacionamento traseiro. Diversas opções de personalização de acabamento, de acordo com as preferências do cliente, também são oferecidas. Entre elas, teto solar panorâmico de vidro, chave de conveniência e aquecimento auxiliar.

Os faróis xênon plus com luzes diurnas em LED podem ser conectados ao sistema de navegação e se adaptarem às funções de iluminação urbana ou na estrada, bem como em cruzamentos e até atrações turísticas. Quando combinados à câmera dianteira, luz alta e baixa são reguladas automaticamente, oferecendo melhor visibilidade e mais segurança. O Audi A3 Sportback chega ao mercado europeu em fevereiro de 2013 e em junho no Brasil.

Serviço:

Salão Internacional do Automóvel 2012 São Paulo
Data: de 24 de outubro a 04 de novembro
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo/SP)

Horários:

24/10 das 14h às 22h (entrada até 21h)
25/10 a 03/11 das 13h às 22h (entrada até 21h)
04/11 das 11h às 19h (entrada até 17h)

Mais Notícias de Automóveis

Read more Novo Audi A3 Sportback é atração no 27º Salão do Automóvel de São Paulo