Ícone do site JORNAL DIÁRIO BRASILIENSE

DFTrans instala 490 novas paradas de ônibus no DF

DFTrans instala 490 novas paradas de ônibus no DF

Obras beneficiam moradores de 27 regiões administrativas

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) ganhará 490 novos abrigos para passageiros em 27 regiões administrativas do DF. A medida busca oferecer maior conforto aos cidadãos que utilizam o transporte público. A durabilidade das novas paradas, feitas em concreto, é de até 25 anos. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 6,2 milhões.
De acordo com o diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella, a ação pretende suprir parte da carência de 2 mil novos pontos de ônibus no DF. “Nossa meta é zerar esse déficit no período 2013 e 2014”, define Campanella. “A medida representa um fator importante para quem precisa se proteger da chuva e do sol enquanto espera o ônibus”, completa.
As obras dos novos abrigos para passageiros já foram concluídas em Ceilândia, Gama, Santa Maria, Recanto das Emas, Taguatinga, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e Riacho Fundo I e II, que receberam, juntas, 163 abrigos. Os serviços estão em andamento em Águas Claras, Brazlândia, Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA), Vicente Pires, Núcleo Bandeirante e Park Way. A previsão é que as obras fiquem prontas até o próximo dia 11.
As demais regiões administrativas – Brasília, Fercal, Guará, Jardim Botânico, Lago Norte, Paranoá, Planaltina, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho I, Sobradinho II, Varjão e Itapoã – devem receber os novos equipamentos públicos até fevereiro. As cidades não contempladas nesta fase devem ser beneficiadas até o final de 2013.
Os pontos de ônibus são instalados a partir de estudo realizado em parceria com as administrações regionais. Por meio dele, são determinadas as cidades e os locais onde devem ser construídos. De acordo com o DFTrans, apenas 116 pontos ainda esperam definição das localidades para instalação.
Segundo o diretor-geral do DFTrans, está prevista, ainda neste ano, a licitação para reformar 800 paradas de ônibus. Outras medidas que buscam melhorar o sistema público de transporte do DF são a continuidade da implantação dos corredores exclusivos e a colocação de lixeiras nas paradas. Também há previsão de melhorias de acessibilidade nos abrigos para passageiros.

Confira no quadro abaixo a quantidade abrigos em cada cidade

 

REGIÃO ADMINISTRATIVA ABRIGOS CONCLUÍDOS INICIADOS
Águas Claras

18

 

X

Brasília

18

 

 

Brazlândia

22

 

X

Ceilândia

35

X

 

Fercal

5

 

 

Gama

31

X

 

Guará

10

 

 

Itapoã

3

 

 

Jardim Botânico

17

 

 

Lago Norte

10

 

 

Núcleo Bandeirante

10

 

X

Paranoá

21

 

 

Park Way

10

 

X

Planaltina

31

 

 

Recanto das Emas

22

X

 

Riacho Fundo I

3

X

 

Riacho Fundo II

5

X

 

Samambaia

32

 

 

Santa Maria

24

X

 

São Sebastião

9

 

 

Setor Complementar de Indústria e Abastecimento

10

 

X

Setor de Indústria e Abastecimento

13

X

 

Sobradinho I

39

 

 

Sobradinho II

8

 

 

Taguatinga

30

X

 

Varjão

4

 

 

Vicente Pires

15

 

X

Vicente Pires, Brasília, Taguatinga, Ceilândia e Brazlândia

35

 

 

TOTAL

490

R

Sair da versão mobile